Veja dicas de como limpar os vidros do seu carro

18/02/16

Manter limpos os vidros do automóvel não é somente questão de estética e de higiene, é uma também uma medida de segurança, já que sujos e embaçados podem atrapalhar muito a visibilidade. Como quase tudo relacionado à limpeza em carros, a tarefa pode ser doméstica ou feita por empresa especializada, no caso uma lavagem de carro.

Para limpar na própria garagem valem dicas caseiras, como usar água em abundância, água com detergente de cozinha e água misturada a vinagre. A solução com vinagre retira manchas e sujeira e também desengordura, assim como o detergente de cozinha. Em qualquer um dos casos, recomenda-se o uso de panos macios e úmidos para não arranhar o vidro.

Ainda na série de soluções domésticas está a água com gás. As bolhas ajudam na remoção de manchas e aceleram o processo de limpeza. O álcool líquido ou gel também é indicado para deixar os vidros brilhando. O único detalhe é que esse produto não pode ser usado em vidros com películas porque pode provocar a corrosão e embaçar. Em carros com película, a orientação é somente água e toalha de papel.

Para quem não gosta de soluções caseiras, há dezenas de produtos no mercado. A 3M, por exemplo, tem uma linha completa, que inclui detergente, esponja e diferentes tipos de limpa vidro. Há variações porque possuem formulação específica para remover sujeiras difíceis e oleosidade, tanto na parte externa quanto na parte interna dos vidros, explica o gerente de Produto da empresa, Denis Barba.

“Todas as vezes que lavar o veículo, enxágue também os vidros. Recomenda-se limpar sempre que os vidros parecerem sujos ou que prejudiquem a visão ao dirigir em situações de sol nascente ou ponte”, ensina Barba, quem sugere ainda secar com pano macio para que não apareçam manchas d’água.

Especialistas no assunto dizem que o processo de limpeza dos vidros se divide em externo e interno. Externamente o foco é na impermeabilização, a água da chuva tem que deslizar, não pode ficar empoçada. Já no uso interno, o poder é desengordurante, por causa do suor, da própria química do tecido e do quente e frio do ar-condicionado.

No mercado há produtos disponíveis que previnem o embaçamento interno. Especialistas recomendam, entretanto, que a limpeza nesses casos deve ser semanal, porque o uso contínuo cria uma película protetora que evita que o vidro sue, mas ao mesmo tempo forma uma camada de gordura.